quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto Patrulheiro Mirim no Bairro Pedra Linda em Petrolina

Bairro Pedra Linda:
Faltam saúde e pavimentação, mas sobram projetos sociais‏


Fundado em 30 de maio de 1996, o Pedra Linda é um bairro relativamente pequeno. Tem 12 ruas, com 1.198 casas e 5.800 habitantes. O local foi pauta do quadro Nossa Voz Comunidade de hoje.

Logo nos três primeiros anos, de acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro, Avelar Nunes, a comunidade já estava abastecida com água, luz, transporte público. As casas de taipa e barracos que fundaram o bairro já não existiam mais.

Em equipamentos públicos, destacam-se o posto de saúde – que vem sofrendo algumas dificuldades, como a falta dentista. Ele também reclama da falta de calçamento nas ruas.

“Estamos pegando as fichas no posto do Pedra Linda para ser atendido no Antônio Cassimiro. Os políticos sempre diziam que não poderiam trazer dentista por falta de saneamento, agora já temos. Peço, inclusive, mas atenção dos agentes de saúde para casos de dengue que vêm surgindo no bairro”

A comunidade também conta com duas escolas particulares, um colégio público – o Anete Rolim. A sede da associação oferece à população um curso para idosos, tem parceria com pastorais e banco de alimentos, que fornecem leite semanalmente a 80 crianças do bairro e 1 cesta básica por mês.

Outro ponto de destaque e orgulho da comunidade é o Projeto Patrulheiro Mirim numa parceria do 5º BPM E CPS-II ministrada escola particular da Pedra Linda e que já vem mostrando resultados.

“São 12 encontros semanais por 3 meses, onde crianças de 9 a 12 anos aprendem sobre drogas ilícitas, violência, educação física, jogos populares, conhecimento sobre forças armadas, atribuições da policia, entre outros. O objetivo é fazer com que essas crianças venham a intervir positivamente junto a sociedade, se tornando multiplicadores. Uma mãe já nos procurou e contou chorando que seu filho era rebelde e tinha envolvimento com colegas que já faziam uso de drogas ilícitas. De repente, esse menino contou a ela que esses amigos ofereceram droga e ele recusou, pois agora era um patrulheiro mirim”.

O pequeno Raislan Santos revela o que aprendeu fazendo parte da Patrulha em seu bairro: “Mudei o comportamento e o prazer em aprender mais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.