segunda-feira, 17 de maio de 2010

1º Forum de Segurança do Vale do São Francisco


Os Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim da 7ª CIPM de Santa Maria da Boa Vista, os Sd's Paulo Sérgio Rocha da Silva, Vitório Lopes de Souza e a SdFem Liliana da Silva Alves, estiveram participando no I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. O evento foi realizado no dia 15 de maio - sábado, no auditório da Câmara de Vereadores da Cidade do Juazeiro - BA e teve por finalidade a troca de Experiências Locais, Regionais e Nacionais em Segurança Pública, discutindo assuntos correlacionados e promovendo diversas atividades ligadas a área. A Guarda Municipal de Juazeiro, em parceria com a Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro trouxeram para este Fórum o tema: "A IMPORTANCIA DAS GUARDAS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA". Contaram também com a presença do Exmo Sr Isaac Carvalho - Prefeito de Juazeiro, o Exmo Sr Daniel Almeida - Deputado Federal, o Sr Genes Batista - Secretário de Segurança de Juazeiro, o Sr Elias  Rodrigues de Oliveira - Comandante da Guarda de Juazeiro, o Sr Dalmir Pedra - Ex-Secretário de Defesa Social, o Sr CelPM Daniel Ferreira Lima - Secretário de Defesa Social de Petrolina no momento estava representando o Prefeito de Petrolina, o Sr Ten Cel PM João Pedro de Carvalho – Subcomandante do Policiamento Regional, o Sr Cicero José - Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro, entre outros. A programação do fórum traz palestras com autoridades civis e militares, exibição de vídeos, além de debates entre os presentes.

Programação:

MANHÃ
07:00h às 08:00h – Credenciamento
08:00h às 08:30 – Composição da mesa e abertura do Fórum
08:30h às 08:40h – Execução do Hino Nacional
08:40h às 09:30h – A Importância das Guardas Municipais na Segurança Pública e o poder de Polícia.
09:30h às 10:20h –Coffer Brack
10:30 às 11:00h – Palavra do Delegado Regional e homenagem aos amigos da Guarda.
11:00h às 11:40h – Documentário: A Guarda atualidade no Binome da Segurança Pública
11:40h às 12:00h – Perguntas e respostas

12:00h às 14:00h – Intervalo

TARDE
14:00h às 14:30 – Guarda Municipal e o Turismo
14:30h às 15:00h – Celebração de convênio para porte de arma das Guardas Municipais
15:00 às 15:30h – A Importância da Guarda Comunitária
15:30h às 15:50h – Coffer Brack
15:50h às 16:20h – As Guardas Municipais na 1ª CONSEG
16:20h às 17:00h – Guardas Municipais – “NOSSA HISTÓRIA, NOSSA LUTA”
17:00h às 18:00h – Entrega de Certificados, Homenagens aos amigos da Guarda e encerramento.

Palestrantes:
Dr. Bismael B. Moraes (SP) – Mestre em Direito Processual/USP
Liliana Alves, Rocha, Dr Bismael e Vitório

Dr. Charles Leão – Delegado e Coordenador de Polícia Civil

Dr Charles Leão e o Sd Rocha - Instrutor do projeto Patrulheiro Mirim

ROCHA, Cel Daniel e os Palestrantes: Miguel Ângelo – Agente da Polícia Federal/BA e João de Jesus Lino – Guarda municipal de Petrolina-PE e
Mauricio Ângelo (NAVAL) – Classe Distinta da Guarda Municipal de São Paulo

Sd Vitório, Naval, Rocha e Liliana Alves

Osmir Cruz - Comandante da Guarda Municipal da Cidade de Vinhedo – SP

Rocha, Cmte Cruz, Liliana Alves e Vitório

Palestrantes:
Paulo Angelim – SEBRAE/BA
Dr. Dalmir Florêncio Pedra – Agente da Polícia Federal e Ex-Secretário de Defesa Social de Juazeiro - BA

Hélder José Gomes – SEBRAE – PE

Vitório, Naval, Rocha e Liliana Alves
Encerrou-se as palestras as 19h 30 min, com o Sr NAVAL relatando sua história, sua vida, suas lutas, seus desafios, seus momentos angustiantes diante das adversidades que a vida lhe propôs, deixando todos os conferencistas do Fórum, emocionados.

"Meus amigos, em prol da causa, perdi três filhos assassinados, dois na campanha para deputado estadual de 2002 e um dez meses depois, o primeiro com dezoito anos, tomou oito tiros, o segundo com dezenove anos, tomou dois tiros e o terceiro com apenas dezessete anos ao separar uma briga levou um tiro... Todos vítimas desta famigerada violência... Tudo isto porque resido em uma cidade que além da falência do atual sistema de segurança pública, da omissão dos políticos, ainda sequer possui uma guarda municipal, para fazer pelo menos a prevenção, só sei que o estado falhou comigo e com a minha família e também com a sociedade". Disse, Naval.

Ele nos disse ainda que: "Busco forças em Nosso Deus, fico feliz em saber que existe pessoas que buscam o reconhecimento da classe como eu vi aqui em Juazeiro", encerrou com: "A luta continua".

Relatavam alguns dos presentes  "foi muito prazeroso participar deste 1º Fórum de Segurança", ao final dos aplausos todos queriam dar um pouco mais de força, sendo solidários e empáticos ao Sr NAVAL, pois seus relatos comoveram a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.