sábado, 25 de setembro de 2010

7ª CIPM PARABENIZA A COMUNIDADE SURDA “NO DIA NACIONAL DO SURDO”






Neste domingo (26) é comemorado “O DIA NACIONAL DO SURDO” e os Soldados Paulo Sérgio Rocha da Silva, Julio César da Silva, Vitório Lopes de Sousa e Liliana da Silva Alves - Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim vem através deste espaço PARABENIZAR todas as comunidades espalhadas pelo mundo e que ao longo dos anos batalham em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do mundo. Devemos como seres humanos que somos tentar de qualquer forma comunicarmos com essas comunidades, dentro deste Conceito os Instrutores em comum acordo com o Major José Ailton Teles da Silva - Comandante da 7ª CIPM foram autorizados a participarem do Curso de Libras - Lingua Brasileira de Sinais que iniciou no mês de agosto com término previsto para o dia 04 de novembro de 2010, aumentando ainda mais a comunicação da PMPE com a Comunidade Surda na área da 7ª CIPM - que compreende as cidades de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. 

Os Instrutores aprenderam com a Senhorita Joyce Alencar - Instrutora de Libras do Centro Auditivo na cidade de Petrolina, que uma pessoa surda não é obrigatoriamente Muda e, para que possamos nos comunicar da maneira adequada com estas pessoas é necessário estarmos atentos para determinadas ações:
  • No Brasil devemos aprender a língua de sinais. LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
  •  A deficiência existe e é preciso levá-la na sua devida consideração. Portanto não devemos desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou, por isso, não é indicado falar de lado ou atrás da pessoa.
  • Para captar a atenção de um surdo é indicado dar um leve toque no ombro se a pessoa estiver próxima.
  • Se a pessoa estiver distante, fazer um sinal com a mão para chamar a atenção dela.
  • Ao falar use um tom normal de voz. Gritar não adianta.
  • Seja expressivo para poder indicar seus sentimentos. As expressões gestuais são excelentes para demonstrar alegria, tristeza, sarcasmo, seriedade, etc.
  •  Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, você peça-a para que repita e se achar mais confortável e eficiência para ambas as partes, vocês podem comunicar-se através de bilhetes.

Estamos em mais uma etapa de nossa formação Profissional, pois bem sabemos da grande necessidade de nos comunicarmos com estas pessoas que foram por muito tempo discriminadas socialmente e nós Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim assumimos um compromisso pessoal em minimizar esta situação. Que o nosso Deus abençoe a todos neste momento e faça-nos refletir qual o nosso papel como educadores e profissionais da área de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.