sábado, 24 de outubro de 2009

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária


Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

Com o objetivo de capacitar os Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais a gerenciar a ordem pública orientados pela filosofia de polícia comunitária, bem como capacitar as Lideranças Comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de Segurança Pública na busca da Paz Social por meio da participação comunitária com atuação direta na filosofia de polícia comunitária e mobilização social de outras lideranças comunitárias.

O Comandante do CPS-II o CelPM Elimar Lopes de Almeida buscou junto ao Comando Geral as turmas para as cidades atendidas pelo CPS-II, esta foi uma parceria com a SENASP, as turmas tiveram como Coordenador do CNPPC o Major PM Vladimir Wanderley L. Santos.

O Major PM Teles comandante da 7ª CIPM em Santa Maria da Boa Vista designou alguns policiais para fazer parte deste Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária na cidade de Petrolina-PE, dos quais estavam participando os Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim, os Soldados, Paulo Sérgio Rocha da Silva e Júlio César da Silva. Como também, os Soldados João Carlos de Lima e José.

Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentada, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais quanto a população local devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como a exclusão e a desigualdade social.

Polícia Comunitária é muito mais que um programa, é uma nova concepção de democratização da segurança pública pela participação popular e se manifesta através da atuação conjunta dos conselhos comunitários de segurança que tenham verdadeira interação não só com os comandantes de unidades policiais, mas com efetivos que trabalham em suas áreas.

Ninguém melhor do que a própria população para dizer do que ela está precisando e como ela pode contribuir para o alcance desses objetivos após o desenvolvimento das estruturas de apoio necessárias. O desenvolvimento de competências e ferramentas que possibilitem a busca de soluções para problemas corriqueiros da comunidade em parceria com os diversos órgãos governamentais nas três esferas de atuação executiva é o novo viés, e esta combinação é a fórmula da Polícia Comunitária: integrar os órgãos locais com a comunidade para alcance do bem estar comum.

Os participantes do curso tiveram uma carga horária de 40h aulas, no período de 19/10/09 a 23/10/09, numa turma com 50 alunos, as aulas estavam sendo realizadas no SEST/SENAT em Petrolina-PE, a filosofia de Polícia Comunitária tem como base na Grade curricular as disciplinas a seguir: 1- Relações Interpessoais e Formas de Intervenção, 2- Direitos Humanos, 3- Mediação de Conflitos, 4- Polícia Comunitária e Sociedade, 5- Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários e, 6- Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.

Ao término do CNPPC/2009 os alunos tiveram uma Solenidade alusiva à integração das entidades envolvidas, momento impar que foi no auditório do SENAI, contou com as presenças do Sr TenCel José Carlos Pereira comandante do 5º BPM, o TenCel Pedro Comandante de Operações da Bahia e Major Subcomandante do 3ºBPMJ/BA, o Secretário de Segurança Cidadã Murilo Cavalcanti, entre outros.

Finalizando, o comandante do 5ºBPM TenCel Carlos, destacou a importância do curso e agradeceu a participação de todos que compareceram ao CNPPC/2009, deu por encerrado a Solenidade e convidou todos a participarem de um coquetel no saguão do SENAI.





Sd Rocha e o GM Cícero
Ladeados pelos colegas do Curso de Promotor de Policia Comunitária

Discurso do GM Cícero na Solenidade de Encerramento do Curso:

 Hoje, é com muita alegria e satisfação humana e profissional que comemoramos a conclusão do curso de Promotor de Polícia e comunitária em nossa cidade Petrolina-PE.

Neste curso tivemos a participação das Instituições de Segurança Pública aqui já citadas.

O curso tem como objetivo adotar e desenvolver a Filosofia de Polícia Comunitária, a qual já foi analisada e aprovada pelos Organismos Internacionais que compreende a necessidade mais solidas de prevenir o crime, antes que ele aconteça, identificando as causas e os focos mediando pequenos e grandes conflitos e semeando a cultura de paz e respeito aos Direitos Humanos de todos os semelhantes. Atuar de forma estratégica, oportuna e qualificada em conjunto com a comunidade local na resolução dos problemas. Promover a conscientização de que a Segurança Pública é responsabilidade de todos nós como cidadãos.

Esta nova Filosofia de trabalho tem por objetivo melhorar o relacionamento entre a Policia e a Comunidade, e busca integrar numa única força estes dois elementos importantes.

Entendemos que o Policial além de ser um Servidor de Segurança Público, Guardião da Vida, também é um membro da comunidade, que está inserido no processo de construção de uma sociedade cada vez mais humana e justa.

Agradecemos inicialmente a Deus pelo Dom da Vida, Saúde e Inteligência que Ele nos concede a cada dia. A Coordenação pelo empenho, aos Instrutores que partilharam seus conhecimentos e aos Alunos que Compartilharam suas experiências em nosso aprendizado.

Que Deus seja louvado! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.