sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Instrutores da 7ª CIPM participam de Seminário do Projeto ‘Escola Legal’

Nesta quinta-feira (26), Os Soldados Paulo Sérgio Rocha da Silva e Vitório Lopes de Souza - Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim da 7ª CIPM participaram em Petrolina do lançamento do Projeto denominado "ESCOLA LEGAL", que visa a enfrentar a violência no ambiente escolar. A GRE Petrolina promoveu pela manhã, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, o Seminário Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ambiente Escolar, este Projeto Escola Legal é fruto de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Governo do Estado através de sua Secretaria de Educação. O projeto visa ao enfrentamento da violência que chega ao conhecimento da escola, bem como a que é gerada dentro dela. Situações em que crianças e adolescentes aparecem como vítimas ou autores. A capacitação dos comitês será feita pela Childhood Brasil - Organização Não Governamental (ONG), que ajuda trabalhos em favor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que serão formados por Gestores de Escolas, Professores, Representantes de Pais, membros do Conselho Tutelar e Estudantes Universitários que atuarão como mediadores. Cada grupo receberá formação específica. Professores, por exemplo, aprenderão técnicas para saber identificar o abuso e como abordar a criança vitimada. Além das diversas parcerias que atuaram como: Secretaria de Educação de Pernambuco, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Civil (GPCA), Polícia Militar (Patrulha Escolar) representado pelo Major PM Claudio, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho de Pais, dentre outros que sejam necessários.

No encerramento do Seminário a Senhora Aída Monteiro - Secretária Executiva da Secretaria de Educação de Pernambuco convidou o Soldado Paulo Sérgio Rocha da Silva para falar sobre suas experiências  no Projeto Patrulheiro Mirim em Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, Rocha em suas palavras disse:

"da importância da sensibilização de todo o corpo docente e administrativo da escola, para que após esta, eles possam sensibilizar os seus alunos na prática de valores morais, familiares e sociais",

disse também aos participantes do seminário, "que a escola é pra ser um local de prazer e alegria". Se sua escola é assim, você está de parabéns!  indagou: Se sua escola não é assim, descubra onde está o erro e corrija, está em tempo".

disse ainda, para "sairem do discurso da família desestruturada, pai-mãe-filho é o modelo ideal de família perfeita, mas, este não é o modelo das familias brasileiras atualmente, filhos sem pai, filhos abandonados pela mãe, crianças criados apenas pelos avós, crianças criados por tios, tias etc. ou em ultimo estágio abandonados a própria sorte".

quando Rocha escuta que "aquele(a) menino(a) 'não presta', 'é um(a) menino(a) ruim', 'menino(a) desobidiente', simplesmente apontar é fácil, mas amigos gestores e gestoras, reconheçam que realmente ele(a) está precisando de ajuda, Deus está vendo e você que deveria ajudá-lo(a) está fazendo o quê? Peça ajuda, se é ao Comitê, se à mãe, ao pai, a um amigo, a um outro profissional... Não deixe de pedir ajuda... Pois você é a ultima chance dele(a) de superar estas dificuldades"

Minha contribuição hoje é simples e fácil, uma palavra definiria tudo isso, Jesus Cristo nos ensina que é o...
Amizade
Modéstia

Obediencia
Renúncia

finalizou, dizendo uma frase de Edmund Burke: "Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.