sábado, 22 de agosto de 2009

ELOGIO DO DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA

PROGRAMA PATRULHEIRO MIRIM DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO É ESTENDIDO EM PETROLINA PDF Imprimir E-mail

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

O município de Petrolina, recentemente lançou o programa Patrulheiros Mirim, seguindo o exemplo de vários municípios do interior como Cabrobó, Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista.

O programa Patrulheiro Mirim tem como objetivo formar uma rede integrada de segurança. Ao receber informações sobre os temas abordados em sala de aula, alunos passam a ser interventores em suas comunidades.
Aos 11 anos, o pequeno Jonas da Conceição Silva ainda não sabe se quer ser jogador de futebol ou policial militar. Mas de uma coisa tem certeza: quer ajudar os mais pobres, contribuir para erradicar a violência e mostrar às pessoas como agir com ética. Os conceitos de solidariedade e civismo foram reforçados dentro das ações desenvolvidas pelo programa Patrulheiro Mirim, capitaneado em Petrolina, sertão do estado, pelo Comando de Policiamento do Sertão II.
Durante três meses, 560 crianças com idades entre 9 e 12 anos, matriculadas em escolas públicas e particulares do município, têm a oportunidade de trabalhar assuntos como noções básicas de primeiros-socorros, educação ambiental, atribuições das Forças Armadas, violência doméstica, Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros. As aulas são ministradas em horário inverso ao da escola, por 12 instrutores (PMs) capacitados para este tipo de atividade. Sete escolas são contempladas atualmente.

Segundo o Comando de Policiamento do Sertão II, o principal objetivo é formatar uma rede integrada de segurança, através do despertar da consciência cidadã destes jovens. Quando recebem as informações sobre os temas abordados em sala de aula, eles passam a ser interventores em suas comunidades.

Os alunos vão para as ruas, junto com os PMs, para entregar folders, panfletos, falar sobre noções de trânsito. Mesmo sendo crianças, é importante que tenham noção de seu papel na sociedade e possam exercer a cidadania.
A experiência, Senhor Presidente, tem sido incrível. Inicialmente, alguns demonstraram certa apreensão com a presença do policial. Mas quando vão às salas de aula, o papel do educador é forte. Hoje os alunos correm ao encontro do policial militar e isso é positivo, porque muda aquele conceito de polícia repressiva.
Com cerca de 700 alunos matriculados, a Escola Municipal professor Nicolau Boscardin, no bairro Idalino Bezerra, é uma das paradas obrigatórias do programa Patrulheiro Mirim. É nela que estuda o pequeno Jonas, nosso personagem do início da matéria. A diretora do estabelecimento de ensino, Maria Uberlândia da Silva, observa mudança significativa de comportamento nas crianças que participam do programa da PM. “A gente observa que eles estão mais responsáveis e conscientes sobre a importância de trabalharem unidos, mudaram suas posturas para melhor, sem dúvida. Temos que parabenizar a polícia nessa roupagem diferenciada do que estamos acostumados a ver, ou seja, o que se presencia aqui é um PM mais próximo das pessoas, fazendo um trabalho social mais aprofundado", observa a diretora da escola.

Aproveito, Senhor Presidente, para parabenizar o Governo do Estado através do Comando de policiamento do Sertão II, por este excelente trabalho que vem desenvolvendo junto a sociedade, fazendo parcerias, e desta vez de forma inédita, com crianças de 9 a 12 anos de idade.

Está provado, que a violência não se combate com violência, mas sim com educação, na formação de cidadãos, e que esses jovens sejam multiplicadores de conceito de solidariedade e civismo, para que as pessoas tenham mais respeito pelo ser humano e possam conviver com mais harmonia.

Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.