segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAURILIO SAMPAIO

Dando continuidade ao trabalho educativo desenvolvido nas escolas, o Sd PM Paulo Sérgio Rocha da Silva da 7ª CIPM, foi convidado para ministrar palestra facilitadora, mostrando horizontes envolvendo o tema: Planejar e Sonhar, Palestra Motivacional que foi solicitada pelo Sr Ricardo professor da escola ao Cap Costa, no dia 05 de fevereiro às 8 h e 30 min. Público Alvo: Estudantes, Professores da Escola Estadual Padre Maurílio Sampaio em Santa Maria da Boa Vista-PE. Participaram desta palestra a Diretora Adjunta: Janaina Santos e as Professoras: Marinalva Jericó Bezerra (Geografia), Raimunda Souza (Português e Inglês), Cladicéa Nascimento (Português e Inglês) e Maria Pereira (História).
O Sd Rocha aplicou alguns exercicios laborais, fez a dinamica do boi, apresentou o Slide Acreditar na Vida, envolvendo e fazendo que todos refletissem sobre suas atitudes na vida.
Inicio da Palestra: 09h Término: 10h 55min
Quantidade de Pessoas: 55 no total.


Após a Palestra os alunos foram liberados e as professoras ficaram para solicitar uma continuidade da palestra, só que especificamente para elas, momento em que apresentei o Vídeo "The Wall - Pink Floyd" - O vídeo conta a história de um rapaz chamado "Pink" que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial quando era criança, tendo, por consequência, desenvolvido uma relação muito estreita com a sua mãe. Abusado na escola, com poucos amigos, cresceu e tornou-se numa estrela de rock, casou com uma atraente acompanhante do grupo. No entanto a sua vida é completamente vazia e após a sua mulher o ter traído, ele tenta o suicídio. Mostrei o vídeo para que elas fizessem uma reflexão sobre as atitudes profissionais contemporaneas, as atitudes demonstradas por seus alunos e as inversões de valores, pela criança e pela própria sociedade, após assistirem o vídeo. Fiz algumas observações que foram vivenciadas no Projeto Patrulheiro Mirim, além de indicar os livros: "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" e "Filhos Brilhantes, alunos Fascinantes" de Augusto Cury para que servisse de apoio metodológico e didático na maneira de lidar com os alunos.
Inicio da Palestra: 11h Término: 11h 40min
Quantidade de Professoras: 04 no total.
Rocha, Cladicéa, Raimunda e Marinalva

Comentário no Hotmail:
Caro colega Paulo Rocha,

Obrigada pela indicação dos livros, mas chamando a atenção daquele que se chama “Pais brilhantes e professores fascinantes” gostaria de dizer que há muito tempo tive a oportunidade de lê-lo. Nele vem focalizado a importância de vermos nossos alunos não como objeto do processo educativo, mas como sujeitos. E a importância de se fazer exatamente o que fez em sala trazer a alegria e risos porque assim a aquisição do conhecimento se dará integralmente. Parabéns pelo seu trabalho.

"Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias." (Augusto Cury)


Professora Janaína Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.