quarta-feira, 29 de julho de 2009

Semana de Aniversário de Santa Mª da Boa Vista - Câmara de Vereadores


A bandeira e seu protocolo
A bandeira nacional é o símbolo de um país, portanto é fundamental manuseá-la com cuidado utilizando-a corretamente. 1. Regulamento na utilização de bandeiras • Sendo a





bandeira um símbolo do país, não deve estar suja ou rasgada. • Deve-se levantar a bandeira até o topo do mastro. • As bandeiras devem ser hasteadas com o nascer do sol, ou no início do evento, e arriadas ao pôr-do-sol, ou no final do evento. • Faz parte do protocolo internacional, ficar em sentido ereto em sinal de respeito à bandeira durante o seu hasteamento.


Hasteia-se a bandeira:

Diariamente nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, nas missões diplomáticas brasileiras e nas unidades da Marinha Mercante; nos dias de festa e de luto nacional, também nos estabelecimentos de ensino e sindicatos; pelo menos uma vez por semana, em caráter solene, nas escolas públicas ou particulares.
A bandeira pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite, mas normalmente isso é feito às 8 e 18 horas, respectivamente. Apenas no Dia da Bandeira (19 de novembro), o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidade especial. Durante a noite a bandeira deve estar iluminada. Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República. Quando o Hino Nacional for cantado, a tropa ou militar presente não faz a continência, nem durante a sua introdução, permanecendo na posição de "Sentido" até o final de sua execução. Ao fazer a continência ao Hino Nacional, o militar volta-se para a direção de onde vem a música, conservando-se nessa atitude enquanto durar sua execução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.