terça-feira, 19 de outubro de 2010

Instrutores da 7ª CIPM ministram palestra sobre a SAÚDE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO

Nesta segunda (18) às 18h os Soldados Paulo Sérgio Rocha da Silva, Julio César da Silva e Vitório Lopes de Souza - Instrutores do Projeto Patrulheiro Mirim da 7ª CIPM estiveram na Escola Municipal Marcos Freire no Assentamento Vitória II para ministrarem uma Palestra com o Tema: SAÚDE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO em comemoração ao dia do Professor (15). Num momento de descontração os Instrutores fizeram uma dinâmica com os Professores e o Corpo Administrativo da Escola, após a dinâmica o Sd Rocha abordou as alterações emocionais e angustiantes que afligem e muito das vezes acometem na maioria das pessoas e que precisam ser investigadas, como:


A ANSIEDADE
A OCIOSIDADE
O MAU HUMOR
A TENSÃO
O ENFEZAMENTO
O STRESS
O MEDO
A DEPRESSÃO
A LER
A DORT
O AVC

O Palestrante o Sd Rocha instigou as pessoas presentes a dizerem o que estavam sentindo. Eis algumas das aflições ouvidas na palestra (os nomes serão preservados):
  • estou me sintindo cansada, eu gostaia de ter um dia só pra dormir e ninguém me incomodar.
  • me sinto muito cansada, mas precisaria de dois dias (busco em Deus a saída,  eu era ansiosa demais, sofria por antecipação, mas confio em Deus plenamente e ele tem me ajudado, sinto isso)
  • Quem é dona de casa, é angustiante, a fadiga é grande, não dá pra desangustiar (tive stress, não dormia, não rendia, fiquei estressadísma, procurei um médico que me ajudou com medicamentos)
  • Uma amiga minha falou, "Já trabalhei a semana inteira e quando vem o final de semana ainda tem que limpar a casa"
  • Esse cansaço da semana vai atingir o final de semana ou seja não existe final de semana, eu pelo menos no sábado ajudo em casa e domingo vou corrigir provas e tarefas.
  • Meu cansaço não tem descanço, pois não tenho tempo pra nada, estou sempre em movimento, é um cansaço que já me acostumei - bitolei isso na mente isso.
  • Meu cansaço é gostoso no final de semana, pois participo de eventos esportivos e viajo para participar de competições e depois vou a igreja, por isso é um cansaço gostoso.
  • Preciso fisicamente e mentalmente de pelo menos uns 15 dias de folga
  • Unanime disseram: gostamos do que fazemos, porem o descanso está influenciando na nossa vida, precisamos folgar, mas sabemos das nossas atribuições.
  • Estou saindo de uma DEPRESSÃO
  • Meu maior MEDO é de meu corpo não suportar tudo e ter um AVC
  • Eu sinto que necessito urgente de um escape que você disse, afastando-me um pouquinho da sala de aula, eu preciso da minha LICENÇA, acredito que os professores estão adoecendo por isso tudo.
  • Cheguei em casa com a cabeça doendo de tanto trabalho quase não iria vir, mas minha falou vá pra reunião dos professores, você vai se sintir melhor, agradeço por vocês virem ministrar esta palestra.
  • tenho muita ansiedade, estou com MEDO de um possivel AVC
O Instrutor Rocha comentou sobre o ESCAPE que é um ato de fugir, de colocar-se fora ou longe de uma situação difícil, ameaçadora, dolorosa e está contida dentro das Possíveis Soluções para sair destas doenças e que deve ser feito a cada hora, a cada dia, iniciar um programa de atividades físicas, com exercícios apropriados a cada situação e acima de tudo acrescentando o AMOR que Jesus Cristo pregou para nós:


A Amizade
A Modéstia 
A Obediência
A Renúncia


O Instrutor disse ainda das Seis pessoas que você deve conhecer:


A Criança
O Mendigo
O Índio
O Palhaço
O Monge
O Anfitrião

Rocha encerrou a Palestra com a Oração da vida de Madre Tereza de Calcutá que mostra algumas das coisas que devemos fazer para viver melhor.


"A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a..."

Madre Teresa de Calcutá








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.